sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dica: como higienizar seus pincéis

Olá, meninas! Depois de desvendarmos a função de cada um dos pincéis de maquiagem, é hora de saber mais sobre a maneira correta de higienizar estes acessórios. Afinal, pincéis com resto de produtos podem alterar as cores e efeitos da maquiagem. Além disso, manter seus pincéis limpos é importante para conservá-los por mais tempo e para cuidar da sua saúde. Pincéis que ficam com restos de maquiagem por muito tempo podem proliferar bactérias e fungos devido à mistura dos produtos com a poeira e a gordura que acumulam nas cerdas.
*Com que frequência lavar os pincéis?
Depende do tipo de maquiagem que é aplicada com ele. Pincéis usados com pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada 15 dias. Os pincéis para aplicar sombra devem ser lavados com intervalos mais curtos para evitar que as cores das sombras se misturem. Bases, iluminadores, corretivos e outros tipos de produtos líquidos, cremosos ou em gel costumam impregnar nas cerdas, por isso os pincéis devem ser higienizados com mais frequência. Em geral, as esponjas não toleram o contato com a água e acabam esfarelando quando são lavadas. Nesse caso, o ideal é comprar um pacotinho com várias esponjas descartáveis e trocá-las, no máximo, a cada dois meses.
*Quais produtos usar?
Parar garantir que seus pincéis estarão sempre impecáveis, prefira xampus ou sabonetes neutros e líquidos. Isso é importante para conservar as cerdas, já que os sabonetes em barra costumam ter fórmulas alcalinas que deixam as cerdas arrepiadas, duras e ressecadas. Existem alguns produtos como o meu higienizador de pincéis da Contém 1g para limpeza rápida que não exigem muito tempo de secagem. No entanto, esse tipo de produto não dispensa a lavagem. Os produtos que usamos regularmente nos cabelos também podem ser usados para limpar os pincéis. Só vale lembrar que o xampu precisa ser neutro, como aqueles formulados especialmente para os bebês, para que as cerdas não sejam danificadas. Ainda existem no mercado lenços específicos para a limpeza de pincéis. São folhas umedecidas com uma loção que retira os excessos de maquiagem das cerdas. Os lenços ajudam muito na hora da correria, mas também não dispensam a lavagem profunda.
*Como lavar?
Se você for limpar rapidamente os seus pincéis com uma loção higienizadora, basta borrifar um pouco do produto nas cerdas e esfregá-lo sobre um lenço até que saia toda a sujeira. Faça suaves movimentos de vai e vem com o pincel para retirar totalmente os resíduos. Aguarde cerca de três minutos até que o produto evapore antes de usar o pincel novamente. A limpeza com os lenços umedecidos é ainda mais simples: basta friccionar o pincel no lenço até remover complemente a sujeira. O tempo de secagem deve ser de aproximadamente 1 minuto.
Já a limpeza profunda exige um pouco mais de atenção e cuidado com os pincéis, pois o excesso de água durante a lavagem pode danifica-los. Tome bastante cuidado para não molhar o cabo, que costuma ser de madeira, nem a parte de metal que prende as cerdas, pois isso pode fazer as cerdas caírem ao danificar a cola que as prende.
*Qual é a maneira ideal de secá-los?
A maneira ideal de secar seus pincéis é naturalmente. Por isso, evite lavá-los em um dia em que você sabe que vai precisar usá-los em seguida. Nunca use secadores de cabelo ou exponha seus pincéis ao sol – o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas. O processo de secagem pode levar de 24 a 48 horas, dependendo do tipo de cerda de cada pincel. A melhor posição para secar seus pincéis é na horizontal: repouse os pincéis sobre uma folha de papel-toalha, em uma superfície plana. Prefira utilizar papel em vez de toalhas felpudas, pois elas podem deixar fiapos presos nas cerdas do pincel.
Certifique-se de que os pincéis estão realmente secos antes de guardá-los para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos seus acessórios.
Gostaram das dicas? Espero que sim! Beijos!

Um comentário:

  1. Ótimas dicas adorei, eu sempre tive muitas dúvidas ficava com medo de danificar. OBG ;)
    Sara Richelly

    ResponderExcluir